“Grafite” inusitado provoca curiosidade geral na Inglaterra


Intervenção em garrafas de leite pôs arte na mesa do café-da-manhã Da redação


Alguns moradores de uma pequena cidade na Inglaterra tiveram uma surpresa em uma manhã do começo do ano: junto às garrafas de leite na soleira da porta, surgiram outras, cobertas por desenhos de animais – quase sempre vacas, apropriadamente – gravados muito detalhadamente no vidro.

No dia seguinte, a mesma surpresa aguardava outros moradores. Ao longo dos meses seguintes, a pequena cidade de Stourbridge foi tomada por curiosidade coletiva, o trabalho do artista misterioso começou a aparecer nos jornais, e os moradores contavam até casos de pessoas que ficavam acordadas madrugada adentro para tentar surpreender o excêntrico autor dos desenhos.

O suspense durou até setembro, quando descobriu-se que a artista Charlotte Hughes-Martin era a “culpada”. Ela se diz surpresa com a atenção que recebeu da imprensa e do público, que começou até a comprar e vender suas obras pela internet. Em um comunicado divulgado após a revelação de sua identidade, ela explicou: “Eu gravava várias imagens diferentes em garrafas de leite e as deixava nas portas de casas aleatórias.”

“Eu gosto da idéia de encontrar Arte em lugares incomuns. Aconteceu comigo algumas vezes, e quando eu vejo essas imagens especiais me sinto privilegiada, como se um segredo realmente excelente tivesse sido revelado só a mim, ou como se eu tivesse sido escolhida para alguma coisa empolgante que a maioria das pessoas não entende. Eu queria fazer os outros se sentirem assim.”

Esta intervenção no cotidiano da cidade tinha intenções em comum com as formas de arte urbana mais difundidas: “O objetivo do projeto era, em primeiro lugar, me divertir um pouco. Se eu introduzisse algo novo no vidro comum, que é passado de uma pessoa para outra, será que abriria mais os olhos das pessoas para as coisas cotidianas que os rodeiam? Faria as pessoas rirem? Será que o leiteiro ficaria paranóico com o grafite?”

Nenhum comentário: