Invasão de privacidade

"Para descobrir se é um modelo comum ou o outro, de dupla face, é preciso fazer um teste bem simples"
Quando não falta nada para ser inventado, não é que o homem ultrapassa qualquer noção de bom senso e cria alguma coisa de muito ruim? Nos filmes policiais ou de espionagem, os espelhos de duas faces são comuns – quem está em frente ao espelho não se dá conta de que, do outro lado, está sendo observado. Ninguém consegue imaginar que esse truque de mau caráter pode ser usado também no cotidiano. Pois isso está ocorrendo em muitas situações, possivelmente por influência nefasta desses programas de TV, tipo BBB, que exploram a baixaria humana para deleite de mentes doentias.

A internet traz alerta para que as pessoas prestem bem atenção em espelhos de hotel (principalmente de motéis) lojas de departamento, pousadas ou mesmo banheiros públicos. As mulheres são as vítimas desses voyers, que instalam esses espelhos de dupla face para ficar observando o que elas fazem em banheiros públicos, academias, vestiários, quartos de hotel. Na realidade, é difícil para uma mulher imaginar que está sendo observada em sua intimidade do outro lado de um espelho inocente.

A nota informa que há muita gente instalando esse tipo de espelho não só para invadir a privacidade nesses locais para olhar, mas também para fotografar ou filmar o que ocorre do outro lado. É muito difícil identificar positivamente o tipo de espelho apenas olhando para ele. Para descobrir se é um modelo comum ou o outro, de dupla face, é preciso fazer um teste bem simples. Basta tocar a superfície refletida com a ponta da unha. Se existir um espaço entre a unha e a imagem refletida, o espelho é normal, sem nenhum truque. Quando a unha toca diretamente a imagem, não havendo um espaço, cuidado com ele, porque é um espelho de duas direções. A parte reflexiva é a parte da frente, não a do fundo do vidro.

Na dúvida, e como o teste é rápido e seguro, não custa nada encostar a unha no espelho quando estiver em algum desses ambientes de risco. É bom saber também que se isso ocorre em local público, é possível comunicar o fato à polícia, pois esse tipo de invasão de intimidade é crime previsto em lei.

Na realidade, essa história de ficar olhando a intimidade feminina através de espelhos acaba por ser a invenção tecnológica de velhas histórias. A literatura brasileira é cheia desses casos, só que a curiosidade doentia funcionava com os buracos de fechadura (daquelas chaves antigas, grandes), com aberturas bem disfarçadas em tetos coloniais. A diferença é que, nessas histórias, o voyer era sempre um moleque da família ou da casa, em busca de sensação. Atualmente, é diferente, trata-se de uma curiosidade malsã. Quando nada porque o que não falta nessa época é mulher pelada de tudo quanto é jeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma saia preta evazé,é bordada indiana na barra só na frente,gostaria de saber que blusa posso usar com ela.E qual cor de sapato.

Anônimo disse...

Tenho uma saia preta evazé,é bordada indiana na barra só na frente,gostaria de saber que blusa posso usar com ela.E qual cor de sapato.