Luta valorizada como patrimônio cultura


A capoeira foi considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O registro desta manifestação foi votado em 15 de julho, em Salvador (BA), pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

A medida ajudará a preservar a capoeira e também dar continuidade à luta. O trabalho dos mestres foi registrado no Livro dos Saberes. A capoeira está em dezenas de países, graças a muitos mestres que viajaram para terras estrangeiras para ensinar essa luta brasileira. A roda de capoeira foi registrada no Livro das Formas de Expressão.

O patrimônio, portanto, não engloba apenas prédios, praças e monumentos. São patrimônios imateriais algumas formas de viver, algumas práticas, as forma de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e rituais religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras. Entram na lista também as comidas e o artesanato, instrumentos, objetos e lugares. Com a inclusão da capoeira, já existem 14 bens culturais registrados no Brasil.

Nenhum comentário: