Aula de cidadania

Professora da rede estadual transforma redações feitas para a Olimpíada de Português em livro de artigos sobre o cotidiano e os desafios enfrentados pelos jovens alunos
Flávia Ayer
Euler Junior/EM/D.A Press
Maria de Fátima e os estudantes da Escola Professor Fernando Brant, no Bairro Caiçara, lançam hoje a coletânea de textos

Em vez de gavetas e lixeiras, 150 alunos da Escola Estadual Professor Fernando Brant, no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, deram outro destino às redações feitas nas aulas de português. Hoje eles lançam o livro I Mostra de Artigos de opinião – O lugar onde vivo…. São 41 textos sobre a comunidade do entorno, com temas como violência, trânsito e lixo. Os alunos participaram de todo o processo, desde a produção dos artigos, fotos e ilustrações até a diagramação. “Os alunos desenvolveram muito a capacidade de argumentação e o conhecimento sobre a comunidade. Vimos que uma atividade rotineira pode chegar fora da sala de aula”, afirma a professora Maria de Fátima Anselmo Cláudio, coordenadora do projeto.

O pontapé foi a participação dos alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social. O desafio era escrever um artigo com o tema O lugar onde vivo e o melhor iria concorrer com textos de todo o Brasil. “Mas a olimpíada acabou virando um pretexto”, conta Maria de Fátima. Inicialmente, o projeto abrangia apenas as quatro turmas de 3º ano do ensino médio, mas a professora estendeu também para uma turma do 2º ano. A maioria dos participantes já se formou. Durante dois meses, as aulas se transformaram em discussões sobre o uso do boné e do celular em sala, o namoro na escola. Além do olhar atento e observador sobre a vizinhança, os alunos pesquisaram em arquivos e jornais.


Foi uma grande oportunidade de ler,
reler e ter outra visão sobre as coisas. Todos participaram, mesmo aqueles que não tiveram seu texto escolhido. Creio que o livro vai ajudar até alunos de outras escolas

Poliana Ceribeli Yahiro, escritora

“Foi uma grande oportunidade de ler, reler e ter outra visão sobre as coisas. Todos participaram, mesmo aqueles que não tiveram seu texto escolhido. Creio que o livro vai ajudar até alunos de outras escolas”, ressalta a ex-aluna Poliana Ceribeli Yahiro, de 17 anos. Ela assina um dos artigos e a diagramação. Com bom-humor, denuncia em seu texto um grave problema do bairro onde mora, o Jardim Montanhês, vizinho ao Caiçara. “A quantidade de ratos aumentou muito após a instalação de uma empresa de compra e venda de materiais reciclados”, conta.

Após a redação, Maria de Fátima viu que o material merecia um tratamento especial. “Primeiro, imaginei um livro simples, com fotocópias, encadernado. Por meio de uma parceria da escola conseguimos financiamento.” Os próprios estudantes fizeram a seleção dos 41 artigos. A capa ficou por conta do então aluno do 3º ano Gustavo Matheus Vitor Moreira, de 20 anos. “Reparei pessoas marcantes e o dia-a-dia do bairro e criei a ilustração. O projeto mostrou uma habilidade minha.” Com o livro, ele passou a questionar mais sobre as coisas. “Comecei a escrever artigos, o que é fundamental na faculdade”, afirma o aluno do primeiro período de economia.

• MOSTRA DE ARTIGOS DE OPINIÃO – O lugar onde vivo… tem uma tiragem inicial de 500 exemplares e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, entre outros parceiros. “A ideia está lançada. Quem sabe virão outros estilos de textos e formas de expressões”, comenta Maria de Fátima.

SERVIÇO
O lançamento do livro I Mostra de Artigos de opinião – O lugar onde vivo será às 20h, na Rua Arthur Hass, 36, Bairro Jardim Montanhês.

Nenhum comentário: