Mantenha a individualidade virtual durante a paixão

"Transformar" o perfil pessoal de seu orkut, trocar senhas com o amado e permitir fotografias íntimas pode ser o início de um grande problema futuro

Redação

Você começou a namorar e, melhor ainda, está completamente apaixonada. É hora de espalhar pro mundo inteiro sua felicidade e estampar pelos quatro cantos seu amor e o fim de sua busca incessante pelo homem de sua vida.

Manter a serenidade e evitar mensagens melosas e fotos de todos os ângulos de seu amor no orkut e em blogs e fotologs pode parecer difícil. O problema pode ser mais grave quando senhas são compartilhadas e momentos íntimos são registrados por meio de fotos e vídeos.

Invasão de privacidade virtual

Carla Bueno, 26 anos, estaria em um momento perfeito se não fosse o fantasma do ex. "Eu estou noiva de um homem que me faz feliz. Terminei um relacionamento de forma traumática, pois ele havia se viciado em cocaína. Deixei que ele me filmasse e, hoje, ele está com raiva, pois encontrei outra pessoa".

A administradora conta que o antigo namorado vive deixando mensagens de ameaça em seu orkut e preferiu sair da rede de relacionamentos. "Nós dividíamos tudo, inclusive senhas, e tínhamos a liberdade de mexer no celular do outro. Hoje, não quero mais repetir o erro e procuro ter uma vida independentemente de minha vida com meu noivo, pois sei que um dia tudo pode mudar”.

Segundo a psicóloga Cláudia Silva, é preciso ser racional nesta primeira etapa do namoro. “Não caia na tentação de achar que abrir sua intimidade é uma prova de amor. É saudável para a relação que cada um tenha o direito de trocar e-mail e receber ligação sem a supervisão do amado. Justificar todos os passos é cansativo e acaba desgastando uma relação”.

Daniela Carvalho, 22 anos, admite que seu Orkut virou motivo de chacota entre as amigas. “Todo mundo sabe quando estou namorando, pois não resisto e encho minha página de fotos e mensagens para meu namorado. Já dividi meu Orkut com um ex e, quando terminamos, fui obrigada a sair e abrir um novo. Tive que “encontrar” meus amigos novamente”.

A estudante de publicidade sabe que sua conduta não é exemplar, mas sempre faz “declarações”, apesar de prometer que vai agir de forma diferente em uma próxima vez.

Já a economista Fernanda Gomes, 30 anos, resolveu recuar depois de ter presenteado seu atual namorado com a chave de sua casa e senha de seu e-mail pessoal. “Tudo foi resolvido com muita conversa. Eu expliquei que estava me sentindo invadida, pois precisava de um tempo pra colocar o papo em dia com as amigas e falar bobagens. Eu não sabia mais se ele estava mal-humorado por causa do trabalho ou se havia escutado alguma brincadeira de amigos em minha secretária eletrônica”.

Veja alguns sinais de alerta pra saber se você está forçando a barra da intimidade:

- Seu MSN tem sempre uma declaração de amor no espaço reservado para uma mensagem pessoal;

- Ele deu todas as senhas pra você, com a desculpa de que não há nada pra esconder, e exigiu o mesmo (ou vice e versa);

- O casal tem e-mail, Myspace e Orkut conjunto;

- Você se intromete nos scraps de seu namorado no Orkut e não passa um dia sem checar as mensagens que deixam pra ele;

- Você tira inúmeras fotos de vocês em diversos momentos juntos (diariamente e quase sempre se beijando) e não vê a hora de disponibilizá-las em seu fotolog.

Nenhum comentário: