Os humanos do Orkut

Tudo bem que o Orkut tem seu próprio blog (www.blogoficialdoorkut.blogspot.com) e que vários outros falam sobre isso na rede. Os prós e contras dele são analisados e colocados à prova constantemente. Mas, ao pesquisar sobre a vinda do Orkut ao Brasil, em 2007, descobrimos um blog muito louco que faz uma verdadeira análise sociológica da rede e, claro, dá umas dicas de tecnologia.

O mais louco é que ele é feito por três pessoas que pouco têm em comum, entre eles e a mídia: A estudante de ciências sociais, Kathleen Santana, de 19 anos, e os odontólogos Antônio Augusto de Almeida e Ramssés Silva, ambos de 25.

Os três são de São Luiz do Maranhão e não se conheceram pela internet. O mentor da ideia, Antônio, que se autodenomina Ombudsman no blog, explica: “A Kathleen já conhecia há algum tempo e sabia de seus conhecimentos de informática, visão de mundo e um bom português, resolvi convidá-la. Já o Ramssés, é recém-ingresso no grupo e nos conhecemos na faculdade de odontologia. Os motivos de convidá-lo foram seu caráter crítico em relação à “sociedade” das redes sociais e também por ter uma boa redação”.

E a ideia vai mais além:

De onde saiu o interesse e a ideia da abordagem do blog?
Antônio - É bem antiga. O blog já existe há uns quatro anos. Porém, a ideia vem muito antes mesmo de existir o Orkut. Ainda na época do IRC (mIRC), quando eram realizados os antigos bate-papos, eu observava como as salas se comportavam e, algumas, tinham uma verdadeira personalidade. Com o declínio do mIRC, o Orkut surgiu com força no Brasil. Acho que o país ainda não observou como o Orkut fala tanto (mesmo se querer) dos próprios brasileiros, principalmente classe média e alta. Os gostos, personalidades de cada um e o preconceito que existe de forma velada em todos nós a respeito dos diversos assuntos. A ideia do blog é analisar, do ponto de vista sociológico, a relação entre os usuários da rede e mostrar o lado positivo do Orkut.

O que vocês acham da figura do Orkut Buyukkokten?
Kathleen - Ele soube usar teorias para criar um site que mostrasse como é possível a comunicação entre duas pessoas de lugares distintos por intermédio de outras. Não o chamaria de gênio por não ter exatamente desenvolvido uma teoria original, mas diria que ele é um cara que teve uma grande sacada.

Em poucas palavras, o que vocês acham da rede social Orkut?
Antônio - Um maravilhoso ponto de encontro de diversos brasileiros. Além do besteirol que encontramos em vários perfis, há sim um Orkut muito produtivo, no qual se encontram diversas comunidades muito organizadas e cheias de conteúdo. São exemplos as comunidades: Discografias, Genealogia, as de política, movimentos sociais, ONGs, as de classes profissionais (odontologia, medicina, enfermagem, engenharia...), há ainda as comunidades pra pessoas que têm uma determinada doença em comum e que se ajudam.

Nenhum comentário: