Thugz Mansion / 80 House



“Every corner, every city
There's a place where life's a little easy
Little Hennessy, laid back and cool
Every hour, cause it's all good
Leave all the stress from the world outside
Every wrong done will be alright (I wanna go)
Nothin but peace (I wanna go) love (I wanna go nigga)
And street passion, every ghetto needs a thug mansion”

Thugz Mansion - Tupac Shakur



(Tradução: “Em cada canto, cada cidade
Existe um lugar onde a vida é mais fácil
Little Hennessey bem gelada prá relaxar
A qualquer hora, porque é muito bom
Esqueça as ruas do mundo lá fora
Tudo que é errado vira certo
Nada além de paz, amor das ruas
Todo o gueto precisa de uma Mansão dos Criminosos”)


Quando conheci a 80 House, após um maravilhoso dia de trabalho, parceria, realização e muita cumplicidade, entendi o que TUPAC queria dizer quando escreveu THUGZ MANSION. A verdadeira Mansão dos Criminosos!
Quando paramos na frente daquela house / mansão e tivemos de aguardar alguns minutos até que a porta abrisse, quando nenhuma das pessoas da calçada portava as chaves, entendi que ali realmente era um lugar diferente de habitar!
Entrar, olhar e encontrar mais uma vez o quadro do TCHÊ, (ele tem nos acompanhado sempre!) fotografar cada canto, cada ponto do sofá puído e forrado com um pano ainda mais puído, o enorme tonel com roupas jogadas lá dentro, a mesa montada em cima de um cavalete que ressentiu-se e estalou quando nos apoiamos mais fortemente sobre ela, o som com mal contato, tocando algumas notas, partes da BASE e deixando outras partes em silêncio. Trocas de CDs constante, música, cantoria, Rap da hora, rimas e risos, fotos, vídeos, excitação, felicidade, alegria... Muita conversa, muita relação, cerveja gelada e caretas ou não, para alegrar qualquer pulmão! Sempre acompanhados pelo cão!

Cozinha bagunçada, pia cheia de louça, poucos copos, revezamento no corte da cebola, do tomate... pimenta no frango, cheiro bom, sorteio de pratos limpos, fraternidade e o jantar pilotado por “JESUS” com o maior apoio do “ANTICRISTO COMUNISTA” é servido. Perfeição no sabor retratando afeto, dedicação da mais louca e adorável das criminosas ali presentes. Seu afeto para comigo, na minha primeira visita à house / mansão 80 dos criminosos, foi externado no oferecimento do melhor prato e da melhor colher da casa e que tive o prazer de dividir com o melhor criminoso que já conheci. Voltei à infância aos moldes de uma colherada para ti, uma colherada para mim... e, ao mesmo tempo um ser completo, adulto, puro entendimento de como é viver na mansão dos criminosos com os criminosos mais adoráveis e puros que se possa compartilhar!


Assim seguiu a noite, muita emoção...reconecção com algo mais profundo de mim mesma... muitas questões...muita vida fluindo... tive ainda, o prazer de subir ao mezanino da mansão! Flutuei por degraus de uma escada que jamais pensei em subir... Nossa, que experiência! Reveladora de mim mesma, superação de todas as caretices da vida...Foi uma espécie de compartilhar com todos o que só pode ser vivido por dois...uso o termo compartilhar, num sentido que só quem frequenta a mansão / 80 House talvez entenda. Muita energia, respeito, alegria pelo(s) outro(s)... Uma experiência inigualável de amor pelo mundo, pelo outro, por si, pela alteridade...
Tal criminoso, vendo minha sideração por isso tudo, disse: “nem sempre é assim...” E como gosta do mundo real, deu um jeito de mostrar-me também um lado mais obscuro, não tão festivo da mansão dos criminosos! Apesar de um certo desapontamento, pois viver de prazer e sonhos, é o que nosso ser, talvez mais deseje e busque, foi importante para mim! Estar na mansão de um outro jeito me deixou mais ligada à ela ainda...


Descobri que a mansão dos vagabundos, na verdade não é a 80 House ou a THUGZ MANSION de TUPAC, mas sim uma alma marginal e doce, que preza o compartilhar, a troca, a vida real. A mansão está em nós e devemos procurá-la, refundá-la, buscá-la há cada dia dentro de nós!


Mesmo que hoje, ela, a mansão dos criminosos / 80 House, já não se constitua como tal, como a época em que a visitei, pois tudo muda... vale a ideia, vale a tentativa, vale a lógica e o sentimento, a necessidade de construirmos uma mansão para os criminosos... Para os criminosos da vida louca, da vida difícil, para os criminosos da vida real!


Aprendi a buscar esta mansão dentro de mim!

ARTE
Testemunho
...há muito tempo atrás!

Nenhum comentário: