O Orkut saiu do Orkut?

Não. Ele está lá firme e forte. Mas só add quem conhece pessoalmente. Será que ele tem um fake?
Thaís Pacheco
Jorge Gontijo/EM-10/4/07
Era uma vez um turco, criado na Alemanha chamado Orkut Buyukkokten, que foi fazer faculdade nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Ao sair de lá, foi trabalhar no Google, empresa que tem um projeto chamado “20% do expediente”, onde recomenda aos funcionários que usem 20% do dia útil pra trabalhar em um projeto independente ou algo que os empolgue. E que não seja, necessariamente, ligado ao trabalho do cara na empresa. “Muitos dos produtos bem-sucedidos do Google vieram de projetos feitos nesses 20% do expediente”, conta Buyukkokten. Um deles é o Google News, outro é o Orkut, que você já sabe o que é e já sabe que leva o nome do criador.

Foi assim, nos 20% do expediente, que o cara criou a rede social mais famosa do Brasil. Mas é bom lembrar que ela não foi criada da noite para o dia. O projeto começou dentro da Stanford, em 2001, sob o nome de Club Nexus: “Notei que era difícil fazer amigos. Um calouro faz seus amigos no primeiro ano, no alojamento. E anda com as mesmas pessoas até o fim da faculdade. Queria facilitar os encontros pela internet”, contou Orkut, em uma entrevista ao canal Globo News.

A partir do Club Nexus, a ideia da rede social estava pronta. Então, no ano seguinte, Buyukkokten criou o In Circle, que tinha a mesma base de funcionamento, porém, voltado aos alunos formados. Tudo sob a batuta de um super-engenheiro, que foi o orientador dele, um mexicano que dá aulas em Stanford, chamado Héctor García-Molina. Além de professor, Molina é boa influência: já trabalhou no conselho consultor de tecnologia da presidência dos Estados Unidos e é membro da Academia Americana de Artes e Ciências.

Em 2003, Orkut entrou para o Google, usou seus conhecimentos e a experiência nas programações anteriores, usufruiu muito bem de seus 20% pessoais no expediente e criou a rede social que estabeleceu, de uma vez por todas, os laços entre os usuários brasileiros e os serviços do Google.

E fez o cara virar um verdadeiro ídolo em terras brasilis. Em 2007 veio ao Brasil e passou três semanas por aqui. Na época, o blog Humanos do Orkut (veja mais na página ao lado) fez uma cobertura completa da passagem dele, com direito a fotos, datas e cidades. Orkut pode até ser um pop star, mas é difícil levar pinta de galã. Além de ter anunciado que, em breve, se casará com seu namorado, já que o estado onde ele vive nos Estados Unidos, a Califórnia, permite a união civil de homossexuais, Orkut não faz nenhuma questão de se vestir com a melhor roupa ou ser o cara mais simpático do mundo, como a gente pode ver em algumas entrevistas dele que, inclusive, estão em raggadrops.com.br.

Mas também, não era de se esperar que ele fosse um show de carisma, afinal, Orkut Buyukkokten é um engenheiro de software e não um cantor de rock. Mas é, especialmente no Brasil, uma espécie de revolucionário. Ou você consegue se lembrar de algo que tenha feito mais sucesso na web brasileira?

Agora, a pergunta que não quer calar é: teria o Orkut, saído do Orkut? É claro que há inúmeros perfis com a foto e o nome do cara, mas um, em especial, parece real. Por quê? Primeiro, porque o Orkut disse, em várias entrevistas, que só add gente que ele conhece de verdade, segundo, porque a galera faz chat no scrap dele e os pentelhos do Orkut (oficialmente conhecidos como trolls), geralmente, sabem o que estão fazendo. E terceiro, são os testemunhais do cara, todos em inglês, traçando a personalidade dele. E existem alguns desde 2003, quando o Orkut foi criado. O primeiro deles, inclusive, diz assim: “Orkut gastaria semanas programando só pra ganhar novos amigos. Quão legal é isso?”.

De qualquer forma, não é ele quem cuida do site. Hoje em dia, o senhor Buyukkokten (nem tão senhor, ele tem 33 anos) tem outras preocupações como engenheiro de produtos do Google e, às vezes, usa seus 20% pra dar uma consultoria pra galera. E, claro, goza de seu status de Founder na empresa, prêmio que faturou pela invenção: “Se você faz algo extraordinário, realmente significativo, o Google abre um negócio pra você e lhe dá o prêmio. Desse modo, eles incentivam o funcionário inteligente, criativo e inovador”, contou em entrevista também à Globo News.

Tomara que ele crie mais umas coisas bem bacanas pra gente! Enquanto isso, dá uma olhada no Orkut do Orkut:

Orkut.Com/Reprodução Da Internet-26/1/09

Nenhum comentário: