O Hip-Hop salva?

Divulgação


Um grande salve a todos! Satisfação escrever mais uma vez! Hoje gostaria de falar sobre o movimento que vem abalando as estruturas da sociedade no Brasil e no mundo: o Hip-Hop. Até há bem pouco tempo, no começo da década de 80, jovens corriam da polícia em pleno centro de São Paulo - mais precisamente na estação São Bento do Metrô -, apenas por estarem cantando e dançando. Houve até o triste episódio em que um policial matou um jovem apenas porque ele cantou um rap dentro do vagão do metrô, mas o que é o Hip-Hop?

Resumindo, o Hip-Hop é um movimento sócio-político-cultural vindo das camadas ditas mais baixas da sociedade e possui cinco elementos. São eles:


- M.C. (Mestre de Cerimônia): o poeta, faz as rimas, é a palavra do Hip-Hop;
- D.J. (Disc-Jockey): o maestro, por intermédio do toca discos faz o som do Hip-Hop;
- Breaker (B.Boy ou B.Girl): os dançarinos que desenvolvem a dança no Hip-Hop;
- Grafite (Grafiteiro/a): os pintores, aqueles que desenvolvem artes plásticas no Hip-Hop;
- Conhecimento: o 5º elemento traz o estudo dos outros elementos, da história do nosso povo.

Muitos não sabem, mas este movimento já salvou muita gente por aí, em todas as periferias do País. Hoje, o Hip-Hop está em todos os cantos do Brasil. Do Parthenon, em Porto Alegre tchê, ao Alto José do Pinho em Recife, é rochedo. Das quebradas de Sampa, mano, aos morros do Rio de Janeiro, cumpadi, as oficinas se multiplicam, muitas vezes sem estrutura ou ajuda e, mesmo assim, os grupos se fazem ouvir por meio de rádios comunitárias, shows beneficentes, palestras e oficinas.

O Hip-Hop tem feito a diferença, e, em meu nome e de muitos que foram salvos assim como eu, afirmo aqui que realmente o Hip-Hop salva. Este movimento trouxe ao jovem da periferia uma auto-estima muito grande, principalmente ao jovem negro, e acabou virando o grande porta-voz da periferia.

"O Hip-Hop tem feito a diferença, e, em meu nome e de muitos que foram salvos assim como eu, afirmo aqui que realmente o Hip-Hop salva"

Há mais de 10 anos dedico parte do meu tempo a projetos sociais, desenvolvendo oficinas, conversando com os jovens sobre o conteúdo das letras e as mensagens existentes nelas. Percebo que essa filosofia de vida atinge plenamente os objetivos da educação e da cultura, pois por meio do lazer, veio o conhecimento e a conscientização. No Hip-Hop temos vários exemplos disso, mas eu gostaria de citar apenas um deles: SABOTAGE.

Um jovem que viveu no limite entre a paz e a guerra e que passou de traficante a um dos maiores rappers do Brasil. Infelizmente teve sua trajetória interrompida no auge da carreira. Como ele, outros vários podem surgir, não só fazendo rap, mas em qualquer posição do mercado de trabalho. Essa é a mensagem do Hip-Hop: mostrar aos jovens pobres e aos jovens negros que eles também podem ser vencedores. E é por isso que nos chamamos de guerreiros e guerreiras. Essa é a nossa luta: criar oportunidade para o nosso povo. Esse é nosso resgate. Foi a salvação para mim e pode ser para os outros. Graças a Deus! Até o mês que vem. Fui!!!

Paz a todos!

*Os textos publicados na área Colunistas são de responsabilidade dos autores e não exprimem necessariamente a visão do portal Pró-menino. Os comentários a respeito dos textos do colunista Rappin Hood serão, excepcionalmente, encaminhados diretamente ao autor, que responderá conforme disponibilidade pessoal.

Nenhum comentário: