SALÕES DE BELEZA

1 em cada 10 manicures está contaminada com hepatite B ou C

FERNANDA BASSETTE

Uma em cada dez manicures de São Paulo está contaminada pelo vírus da hepatite B ou C, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde realizado com cem profissionais. Após análise do sangue, os resultados mostraram que dez das mulheres estavam com hepatite -oito delas com o vírus do tipo B e duas com o tipo C.
Segundo a enfermeira Andréia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a contaminação provavelmente aconteceu porque elas não adotaram as medidas necessárias para evitar o contágio. A transmissão acontece quando materiais contaminados são compartilhados.
Apenas 26% das manicures esterilizavam os instrumentos com autoclave (com sabão sob pressão), método considerado o mais seguro. Outras 54% utilizam estufa, 8% usam forninho de cozinha, e 2% não esterilizam os equipamentos.
Segundo Oliveira, apenas 8% delas limpavam os equipamentos antes de mandá-los para esterilização. "Se o equipamento não está limpo, a esterilização é ineficaz."
Outro problema constatado foi a falta de higienização após os procedimentos. Apesar de 74% das profissionais terem afirmado que sempre lavam as mãos antes e depois de fazer as unhas dos clientes, foi constatado que ninguém adotou esse procedimento enquanto a pesquisadora permaneceu no salão observando o atendimento.

Nenhum comentário: