Bom, antes de iniciar efetivamente a coluna gostaria de dizer que sempre gosto de analisar os fatos historicamente. Este assunto a principio não pensei que fosse dar muita análise histórica, mas me enganei, na verdade podemos falar disso desde a chegada dos portugueses a esta terra.
Há relatos de dois tripulantes terem fugido da nau de Cabral quando aqui desembarcaram. Estes tripulantes eram crianças entre 8 e 14 anos de idade, viajando com homens adultos durante meses e que muitas vezes eram usadas como escravos sexuais a falta de mulheres que não podiam embarcar nessas navegações. Como podem ver a história da prostituição infantil já vem com nossos colonizadores assim como a corrupção-vide a carta com interesses pessoais de Caminha ao rei de Portugal- e a partir de 1500 a coisa não parou mais.
Não há dúvidas que não sendo mais os grumetes de viagens o interesse passou, então, para as pobres meninas indígenas que aqui já habitavam há muito tempo, e iniciou-se o processo de miscigenação ( leia-se estupro, compra, ou prostituição das pequenas índias em troca de comida, utensílios ou simplesmente a sobrevivência ). Este absurdo não parou mesmo quando a Igreja resolveu interferir proibindo a ?mistura de raças?, e incentivando a Coroa portuguesa a trazer meninas da própria Portugal para aqui servirem aos novos colonos.
Mais problemas, meninas essas órfãs, abandonadas pela sociedade e para não serem ?praga? lá que viessem para cá e, algumas até crianças, fossem vendidas aos seus maridos aqui no Brasil.
Não para por aí, escravidão durante 400 anos neste país e que ainda hoje, infelizmente, temos essa atitude arcaica e contraria aos direitos humanos, mas não toquemos nisso agora, vamos apenas pensar o quanto não se violentou e prostituiu-se as escravinhas que aqui vinham à força... É séculos de exemplos como estes.
E como dito antes, não parou por aí, o Brasil cresceu ampliou-se as estradas, seu PIB cresceu, fomos tendo repúblicas da espada, oligárquica, GV, chegamos a uma figura interessante: Juscelino Kubitchesk. Não vou falar que foi um mau presidente, porém o Brasil muito enriqueceu sem essa riqueza ser bem distribuída e no mesmo governo que ampliou as estradas não deu assistência às famílias pobres. Some tudo e podemos dar inicio a prostituição nas estradas brasileira, talvez o problema mais grave envolvendo nossas crianças sejam elas meninas ou meninos.
Depois de um tempo vieram outros presidentes até chegarmos à ditadura que creio que só pelo nome já pode poupar comentários, mas vamos dar destaque para o projeto da Transamazônica que não deu certo e levou soldados e obreiros para esta região intensificando a exploração sexual de crianças ribeirinhas, indígenas, enfim, habitantes locais de uma forma geral. Voltando para a democracia, muito tem se falado dos problemas, porém pouco tem sido realmente feito e vivemos com a eterna desculpa do ?quem sabe um dia? ou ?não dá para atender tudo ao mesmo tempo?. Bom, só gostaria de lembrá-los que é praxe dizer que as crianças são o futuro do nosso país, pois bem, belo futuro estamos oferecendo à elas

Andre Bontempo Lima