A religião discutido dentro da filosofia é um assunto muito abrangendente que nos remete uma visão ampla. Desde a época de Platão, passando pelo o Iluminismo e indo para filosofos como Karl Marx e Nitizsche a religião sempre foi um alvo de imensa discussões.
Um individuo precisa de uma ideologia, algo que seja mais forte e que ele possa se apegar. Quem exerce melhor esse papel é a religião, pois num lado ela nos da uma sensação prazerosa que é a paz espiritual que faz um ernome bem para o individuo.
Como dizia Rousseau o homem é o lobo do homem, é a religião por um lado pode erxercer um papel totalmente fundamental na preservação da sociedade pois se todo mundo seguisse uns dos principais lema de todas as religiões como o respeito ao proximo não haveria tanta mazela e desigualdade social entre os homens.
Sendo um objeto de apego para o individuo ela pode evitar a degradação que por um lado é bom para individuo, pois ele tem uma conservação dele e com isso pode evitar uma desgraça maior, mas entra um papel principal que o individuo tem que saber o porque da situação que ele está e muitas vezes não é a religião e sim uma razão materialista que é causada por outros homem.
A religião durante o periodo historico foi transformada por homens e muitas dessas transformações serviram para entender o seus proprios interesses pessoais. Com essa transformação a religão desviou do seu objetivo que é satisfazer o ego do individuo e começou a manipular e com isso levar a consequencias terriveis.
A religião é algo importante, mas não podemos negar umas das frases de Karl Marx que é a ''Religião é o opio do povo'' mas não é os principios bons que a religião tras e sim o homem que tornou a religião algo favoravél para os seus interesses pessoais. Com isso causou e ainda causa guerras e com a manipulação esse individuo consegue milhões e milhões de dinheiro que é parado num lugar que não sei aonde.
Pegando aquele velho ditado que sempre os nossos avós diziam, ''tudo na vida existe um meio termo''. Na religão esse meio termo é extremamente importante o individuo alcançar para que a religião faça bem