Violência policial é crônica no país, diz ONG internacional


DA SUCURSAL DO RIO

A ONG Human Rights Watch classificou a violência policial como um "problema crônico" do Brasil em seu relatório anual sobre a violação dos direitos humanos no mundo.
"As áreas metropolitanas brasileiras são assoladas pela violência cometida por gangues criminosas e policiais abusivos", diz o texto, que sustenta a tese com números do Rio de Janeiro e de Pernambuco.
"No Estado do Rio de Janeiro, (...) a polícia foi responsável por aproximadamente um em cada cinco homicídios intencionais nos primeiros seis meses de 2008, segundo estatísticas oficiais", diz o documento, segundo o qual as mortes são registradas como "resistência".
Já em Pernambuco, de acordo com a entidade, promotores estimam que 70% dos homicídios são cometidos por esquadrões da morte com a suposta participação de policiais.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio afirmou que "auto de resistência nunca foi e não é carta branca para matar e os números apontam para uma queda desse delito. A política da Secretaria de Segurança é a de não esconder os problemas e o enfrentamento a criminosos continuará".
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco não se manifestou.

Nenhum comentário: