Luiz Melodia volta com homenagem ao Estácio


Cantor inicia hoje em SP temporada do "Especial MTV", versão ao vivo de álbum de sambas

Carioca de 58 anos recém-completados lança, no Sesc Vila Mariana, CD e DVD com repertório similar ao do disco anterior, "Estação Melodia"


RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

É noite de quarta-feira, dia 7, e Luiz Melodia acaba de chegar de Penedo (RJ), onde passou os primeiros dias do ano com a mulher. Seu celular ficou quase sem bateria na volta ao Rio, e agora, na casa de uma amiga, ele enfim encontra uma tomada para carregar o aparelho.
"Ouviu o que disseram aqui?
"Fala com ela no banheiro'", acha graça Melodia, esclarecendo a localização da única tomada disponível ao atender ao telefonema da Folha, pouco antes de sair para jantar. São os últimos momentos de folga do cantor antes de subir aos palcos em 2009 -e é também o dia do seu aniversário.
Hoje, o carioca, 58, inicia uma temporada de dois finais de semana no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, para lançar o CD e o DVD "Especial MTV -Estação Melodia ao Vivo" (Biscoito Fino), que chegou às lojas no fim do ano passado. A turnê é a continuidade da anterior, "Estação Melodia".
"Gravei o "Estação" no ano retrasado, em estúdio, e, em 2008, quando fiz esse ao vivo para a MTV, acrescentei algumas músicas que já cantava nas apresentações do "Estação", para não descaracterizar o que eu já vinha fazendo."
O que Melodia vem fazendo nos últimos anos é uma homenagem ao bairro carioca em que cresceu, Estácio, com sambas que ouvia quando era garoto -incluídos aí dois de seu pai, Oswaldo ("Não me Quebro à Toa" e "Linda Tereza") e clássicos de Jamelão ("Eu Agora Sou Feliz", com Mestre Gato), Cartola ("Tive Sim") e Ismael Silva ("Contrastes"), entre outros.

Músicas próprias
"Estação Melodia" tem apenas uma música de Melodia (em parceria com o violonista e colega de longa data Renato Piau), "Nós Dois", mas, no disco novo e no palco, ele não deixa de cantar suas próprias homenagens ao bairro, "Estácio, Eu e Você" e "Estácio, Holly Estácio", e ainda "Fadas" e "Sem Hora para Voltar". Além de Piau, mais sete músicos o acompanham na turnê -Melodia, aqui, apenas canta.
Quatro sambas antigos que não estavam no álbum anterior também entram no "Especial MTV" e no show, incluindo "Diz que Fui por Aí", de Zé Kéti e Hortêncio Rocha, e "Gente Humilde", de Garoto, Vinicius de Moraes e Chico Buarque.
"Antes de entrar em estúdio, eu já cantava esse repertório.
Na verdade, o primeiro show que fiz com esses sambas foi em 2006, na comemoração dos 70 anos do Rival", conta, referindo-se ao teatro carioca em que, aliás, volta a se apresentar a partir do próximo dia 21. São mais de dois anos de nostalgia sobre o palco, mas Melodia não tem urgência em deixá-la para trás. "Não tenho outros planos no momento, não sou um rapaz de planos. Gosto de viajar com esses sambas." A turnê, diz, continua "até cansar". "Quando acontecer de eu estar com uma ideia brilhante, entro em estúdio e gravo. Não quero fazer um disco só por fazer. Isso pra mim não funciona nem nunca funcionará."


LUIZ MELODIA
Quando: hoje, amanhã e dias 16 e 17, às 21h; dom.(11) e dia 18, às 18h
Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 0/xx/11/5080-3000)
Quanto: R$ 10 a R$ 40
Classificação: não indicado para menores de 12 anos

Nenhum comentário: