... não contava com o exercito de calça larga



por Toni C.*

Quem matou o hip-hop, (clique para ler) não contava com o exercito de calça larga e bombeta, não contava com os maluco comprometido com o barato de verdade, não contava com a Nação Hip-Hop Brasil...


Para azar de Julio Medáglia e de quem se preparava para a missa de sétimo dia. O hip-hop segue e se adapta. Organizou o Eco Hip-Hop para discutir aquecimento global iniciou dia 14 e finalizou na noite do domingo 16 com uma frase que sintetiza que neste sistema a vida humana não esta em primeiro plano: “Vida Loka!”

Durante estes três dias, quente e seco, mais de dez mil pessoas passaram pela estação cultura de Campinas. Uma antiga estação ferroviária de arquitetura inglesa que hoje abriga a secretaria de cultura da cidade.

“Como é que é rapa. Calor do Caralho!” Racionais MC´s

Foi exibido no encontro o documentário “Carta ao Presidente” (Letter To The President) título de uma música de 2Pac, o vídeo traz os maiores nomes do rap estadunidense, como Snoop Dog, 50 Cent, Chuck D entre outros. Todos demonstrando que nem o desprezo, a repressão ou a fortuna de alguns fez esquece-los de onde vieram, ou perder totalmente, seus ideais.

Eu pensei: “Mano do céu, se até o rap gringo, ainda tem bem lá no fundo a chama libertária acesa, mesmo que só uma brasinha. E se até o Shetara consegue se empolgar novamente com o barato e esquecer por um segundo o faz-me rir... Então pro mais que a arvore não tenha nenhum fruto e mesmo depois de perder a última folha. Se a raiz está saudável. Já era, esse bagulho ainda é nosso!

“Como Feniks, renasci” Dexter

“Esse Eco Hip-Hop é Gênesis ou Apocalipse?” Perguntaram da platéia quando eu debatia acompanhado de Mayla Porto, Paulo Shetara e Aquiles do Tiuna el Fuerte grupo que é uma espécie de Nação Hip-Hop venezuelana em Caracas onde mora.

O encontro realizado em campinas, acontece num estado onde a quase 15 anos é governado pelo mesmo partido. Em todo esse tempo fizeram praticamente 2 coisas: finalizaram apenas 1/3 do Rodoanel e “asfaltaram” o poluído rio Tietê, ambas com grande impacto ambiental. Acha pouco? Então façamos justiça. É verdade que também foram responsável pela construção de novas estações de metrô que virou uma cratera que engoliu algumas pessoas vivas...

“Nos não temos coisas mais urgentes para debater?” perguntou um mano para mim durante o debate. Que adianta discutirmos outra coisa se esse é um problema extrutural? Não foi nós na periferia que criamos este problema se quer são os países periféricos os responsáveis pelo aquecimento global. Só os EUA sozinhos é responsável por mais de 50% da emissão de gases que causam o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global. Mas e ai?

Quando chove onde fica os barracos que alagam? Quando não chove onde é o primeiro lugar a faltar água? “É inevitável o hip-hop discutir esse tema, isso aconteceria mais cedo ou mais tarde.” comentou DBS em entrevista depois de sua apresentação no encontro. “Negôooo!”

Apresentado por Nuno Mendes o Show do Face da Morte ponto a alto do encontro fez as pessoas cantarem refrão antes do grupo. “Sou rap brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!”

“Estamos diante um grande precipício, é necessária atitude!” Brown sentencia nos intervalos entre uma música e outra durante a apresentação dos Racionais no encerramento do evento.

O planeta e o hip-hop estão sendo ameaçado de extinção. Existem alguns que já denunciam que não tem mais jeito. São ambos moribundos condenados, o rap e o planeta Terra...

Josué revela que Sorocaba continua zona de conflito “us caras vinham com as maquinas agente apedrejava, vinha polícia agente expulsava e assim desistiram em desapropriar nossa área.” Este é só um dos epsódios de O Hip-Hop Em Meio a Guerra, livro que está preparando.

Domingo pela manhã recebo uma ligação, no visor do celular vejo: “Sérgio Vaz”
- E ai macaquinho, tudo certo rapá? Da uma olhada na época, fizeram um material sobre a Semana de Arte Moderna da Periferia. Chamamos os boy no rodo!
Essa Eliane Brum é firmeza mesmo!

Se não bastasse durante esta semana tivemos Mano Brown no centro do programa Roda Viva, a maior audiência do ano. Lançamento do livro Suburbano Convicto Apresenta, organizado pelo Alessandro Buzzo.

Em Recife aconteceu mais uma etapa da Liga de MC´s. Em Sergipe esta tudo pronto para a estreia do programa Periferia. Amanhã terá na Casa de Hip-Hop de Diadema homenagem a Stive Biko. Em Ribeirão Pires domingão o Nação Rap Fest com o lançamento do livro Trocando umas Idéias e Rimando Outras de Walter Limonada. O prêmio Hutúz vem ai...

...enfim como ouvi falando o parceiro Mano Oxi do Rio Grande do Sul: Se a Nação Hip-Hop foi uma mentira. Já era, porque uma par de vagabundo acreditou. E mesmo que alguém quiser desmentir num dá mais...”

Eco Hip-Hop é gênesis ou apocalipse? A pergunta que me fizeram no debate em alusão ao primeiro ou último livro da Bíblia, teve como resposta: Eco Hip-Hop ta mais pros Salmos... Escrito pelo rei Salomão, tido por ser a pessoa mais sabia da terra.

Precisamos sabedoria, pois estamos em desvantagem de recursos, não temos o mesmo poder, não temos as mesmas armas. Mas “Os números são nossos. Quem tem a maioria é nós, quem tem a massa somos nós tem que fazer esses pesos virar para nós.” Mano Brown no Roda Viva.

Pra maioria se impor, para este exercito de calça larga se impor, é necessário sabedoria.




*Toni C., DJ e produtor. Autor do vídeo documentario "É Tudo Nosso! O Hip-Hop Fazendo História", organizador do livro "Hip-Hop a Lápis" e membro da Nação Hip-Hop Brasil e da equipe do Portal Vermelho.

Nenhum comentário: