Aeromoça cinqüentona

"A regra discriminatória preconizando que comissários devem ser sempre jovens extrapola os céus e chega a muitos outros lugares. Há mais exemplos, como no caso de vendedores de loja de shopping"
Aparece sempre a pergunta nos mais variados ambientes: alguém já viu um enterro de anão ou uma cabeça de bacalhau? Mas há outras possíveis. Alguém já viu uma aeromoça com idade, digamos, um pouco mais avançada? Ora, aeromoça ou comissária de bordo, como se diz atualmente, é sempre nova, maquiada e com cara de quem acabou de sair do banho. Qualquer figura que fuja a esse estereótipo vai chamar a atenção.

Pois num vôo recente, havia uma chefe de cabine que, possivelmente, já quebrou a barreira dos 50. Absolutamente simpática, atenciosa e eficiente, desfilava sua experiência pelo corredor estreito do avião, chamando a atenção pelo inusitado da cena. Enfim, uma comissária de bordo com mais de 20 e poucos anos. Será que aquela companhia estava descumprindo alguma lei ou norma da aviação, ao colocar para chefiar a equipe uma mulher com mais de 40? Mesmo quem viaja muito vai se surpreender com a mulher madura atendendo graciosamente aos passageiros.

Outra coisa que chama a atenção é que os comissários de bordo nunca são os mesmos. Parece que há um número infinito de equipes viajando pelos céus. Os comissários e comissárias são sempre desconhecidos. A impressão que dá é de que as equipes são permanentemente renovadas e mudadas. São sempre jovens e sempre diferentes. Ou alguém aí se lembra de ver o mesmo comissário em diferentes vôos?

A regra discriminatória preconizando que comissários devem ser sempre jovens extrapola os céus e chega a muitos outros lugares. Há mais exemplos, como no caso de vendedores de loja de shopping. Lá nas lojas da Avenida Paraná ou Rua Caetés existem vendedores que ali estão há anos e anos. Mas em shoppings parece que a norma exige a presença de vendedores muito jovens. E fica a pergunta: onde vão parar os que ultrapassam uma barreira invisível que acaba virando uma verdadeira e cruel data de validade?

Em bancos também os atendentes são cada vez mais jovens. Onde vão parar os velhos bancários? Será que dentro dos cofres, fazendo a contabilidade do dia e os tais serviços internos, longe do público? Recolhidos ou confinados? Qual a justificativa? São mais experientes e, por isso, aproveitados em funções que exigem mais experiência? Ou é porque as rugas ficam nos fundos e, na porta da frente, só os lisos e bem passados?

Barrigas pronunciadas, rugas aprofundadas, calvas reluzentes e cabelos grisalhos não parecem combinar com certas atividades que pressupõem relacionamento com o público, mesmo que os clientes apareçam, sem preconceito, com suas barrigas pronunciadas, suas rugas aprofundadas, suas calvas reluzentes e seus cabelos grisalhos. Do lado de fora do balcão, a vida real; do lado de dentro, estereótipos de beleza. Entre eles, a pergunta que não pode calar: qual o sentido disso tudo?

Voltando à comissária cinquentona, tirando a surpresa inicial, era visível a expressão de aprovação por parte dos passageiros, inclusive porque a gentileza dela parecia muito mais natural do que o habitual nos apertados corredores de avião. É muito esquisito. Se, diferente dos passageiros, que existem de todas as idades, elas são sempre jovens, onde envelhecem as aeromoças? Deviam deixar que elas fiquem repetidas e dêem um bom dia ou boa tarde mais natural do que o ensinado nas salas de treinamento.

Nenhum comentário: