Micael Borges

Fábrica de talentos



Micael Borges é o primeiro protagonista negro do seriado adolescente Malhação. Aos 19 anos, com 13 de profissão, ator faz parte do Nós do Morro e já atuou no cinema
Daniela Mata Machado
João Miguel Júnior/Divulgação


“Sou de uma família muito
misturada, que
tem negro, branco
e índio. Sou representante
dessa miscigenação que
faz parte do Brasil”

Micael Borges, ator


Micael Borges está sendo aclamado como o primeiro protagonista negro do seriado adolescente Malhação, da Rede Globo, que em abril de 2009 completa 14 anos no ar. “Acho que isso podia ser uma coisa mais natural”, pondera. “Parece que é o primeiro E.T. que protagoniza uma novela. Quando a gente vê isso, percebe que ainda falta muito para acabar com o preconceito”, observa o ator, que nem se considera negro. “Sou de uma família muito misturada, que tem negro, branco e índio. Sou representante dessa miscigenação que faz parte do Brasil. A diferença é que os protagonistas são sempre muito brancos e de olhos azuis. Fico muito feliz porque esse perfil está mudando.” Oriundo do grupo Nós do Morro, Micael vai interpretar Luciano na próxima temporada da série dirigida por Marcos Paulo e já está em Fortaleza, Ceará, gravando as primeiras cenas do personagem.

Aos 19 anos, o jovem ator já tem 13 de profissão. Nascido no Morro do Vidigal, na periferia do Rio de Janeiro, ele começou a freqüentar as oficinas do Nós do Morro aos 6 e no ano seguinte estreou seu primeiro espetáculo profissional. “Apaixonei-me pelo teatro”, conta. “Minha primeira educação como pessoa foi dentro da minha família, mas o lado profissional foi todo no Nós do Morro”, afirma. “Sou uma pessoa muito disciplinada e isso eu aprendi lá.” Além de atuar, Micael toca violão – ele é integrante da banda Guerreiros de Jorge, que tem o também ator Thiago Martins como vocalista – e conhece as artes circenses. “Aprendi tudo no Nós do Morro”, diz. Hoje, ele é professor no projeto que o formou como profissional. “Ensino jogo de cena, que é um pouco de interpretação e improvisação, para crianças de 7 a 10 anos”, explica.

O convite para integrar o elenco de Malhação não veio fácil. Nesses 13 anos de profissão, o ator já fez muito teatro, algumas atuações no cinema (Cidade de Deus, Irmãos de fé) e bastante publicidade. “Também já fiz pontas na televisão”, conta. “Durante uma cena que gravamos ontem, uma garota entrou e entregou uma carta. E eu brinquei com ela, lembrando que também já entreguei muita carta na TV”, diz.

Quando ligaram da Rede Globo para o Nós do Morro, pedindo um rapaz para atuar em Malhação, ele foi um dos escolhidos para fazer o teste. “Tenho pensamento positivo. Não vou para o teste achando que não vai dar certo”, esclarece. “Mas não acreditava que faria minha estréia na TV como um dos protagonistas da trama.” Micael passou por uma bateria de três testes e, no final, Marcos Paulo ainda fez uma brincadeira com o grupo selecionado, dizendo que haveria um quarto teste. “Era mentira. A gente já estava dentro. Aí todo mundo se abraçou e foi uma festa.”

O ator está apostando que a nova temporada do seriado vai fazer o maior sucesso com o público. “Estou chegando com muita força. Vim para somar”, avisa. “E quero botar em prática as quatro coisas que me movem: fé, respeito, humildade e generosidade.” Ele diz que o novo elenco está pegando a novela com uma audiência muito boa. “Minha meta é entregá-la para o próximo elenco do mesmo jeito.” E se depender do entrosamento do elenco e da vontade que essa moçada está de trabalhar, parece que isso não será difícil. “Acho que tudo vai dar certo. A harmonia entre as pessoas está muito legal.”

Nenhum comentário: