Ministério da Cultura incentiva produção de filmes de animação



O Ministério da Cultura lançou na sexta-feira (10) o Programa Nacional de Desenvolvimento da Animação Brasileira, que tem o objetivo de estimular parcerias entre produtores independentes e emissoras de televisão, além da exportação de séries de animação brasileiras, pesquisas e a capacitação e formação de produtores do setor de cinema de animação.



A Secretaria do Audiovisual estima que o Brasil produza atualmente 50 horas por ano de animação, e que essa produção possa ser multiplicada, fazendo o país se tornar um pólo de animação. Segundo a secretaria, as medidas são inéditas para o setor.


Outra iniciativa do Ministério da Cultura é o AnimaTV, um concurso para estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação. Serão escolhidos, em duas etapas, 18 projetos de séries animadas destinadas ao público infanto-juvenil que serão veiculadas pelas redes públicas de TV.


O programa foi lançado no 3º Festival de Animação de Gramado (RS), com presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, da presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel; do diretor de Programação da TV Brasil, Leopoldo Nunes; do diretor-presidente da TV Cultura, Paulo Markun; do representante da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Áureo Mafra; e da representante da Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA), Marta Machado.


Agência Brasil

Nenhum comentário: