Música de terreiro

Mestre Jonas lança seu primeiro CD em show na Biblioteca Pública Luiz de Bessa
Eduardo Tristão Girão
André Fossati/Divulgação
Do samba ao jazz, Mestre Jonas revela várias influências no disco
O violonista, cantor e compositor belo-horizontino Mestre Jonas faz show hoje à noite, no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na capital mineira, para apresentar o repertório de seu primeiro disco, Sambêro, que deve chegar às lojas ainda este mês. Expoente da cena cultural do Aglomerado da Serra, o artista será acompanhado do sexteto Lobatu, formado por Marco Antônio Daniel (trompete), Rafael Martini (piano e violões), João Antunes (violão e guitarra), Pedro Trigo (contrabaixo), Mateus Bahiense (bateria), Jonas Vitor (saxofone) e Alaécio Martins (trombone).

“O disco pontua essa fase de fusão da minha carreira, como compositor de canção e de música instrumental. Há ritmos como samba, frevo e maracatu, além de canção, jazz e influência da música negra”, explica Mestre Jonas. Ele gosta da definição “música de terreiro” para definir seu som. O título do álbum, conta, vem do costume que o cantor e compositor paulista Renato Teixeira tem de chamá-lo sempre de Sambêro. “Gosto desse nome. É brejeiro, bem mineiro”, diz. O trabalho, que classifica como “uma verdadeira festa”, está em fase de masterização, mas quem for ao show ganhará EP com três músicas do novo disco.

Gravado em Belo Horizonte, Sambêro teve participação de Titane, Silvia Gommes, Carol Araújo e Sérgio Pererê nos vocais. Os arranjos levam assinatura de Rafael Martini e, em uma das faixas, de João Antunes. Mestre Jonas vai mostrar todas as novas músicas, boa parte delas feita com diferentes parceiros, caso de Macaia e Bacuri (Dudu Nicácio), Santuário (Makely Ka), Gato (João Antunes), Oratório (Tadeu Morais) e as instrumentais Olindeando e Samba mundo (Tiago Delegado). Esse último, inclusive, é o convidado especial da noite. “Ele toca violão de sete cordas. É o nosso Baden”, elogia.

FRANÇA
Depois do show de hoje, Mestre Jonas e o grupo Lobatu seguem para uma série de nove apresentações no interior, passando por Divinópolis, Itaúna, Oliveira e Itapecerica. O artista planeja turnê nacional para o ano que vem, motivado por convites para tocar em Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro. Em julho, esteve na França mostrando as músicas de Sambêro em alguns shows. “A galera estava curiosíssima e a recepção foi muito calorosa. E não falo uma palavra de francês”, lembra. Possivelmente, voltará para lá em novembro, onde também começou a gravar disco com a venezuelana Rosa Souki.

SAMBÊRO

Show de lançamento do disco de Mestre Jonas, hoje, às 20h30, no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). Ingressos a R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada), à venda na bilheteria do teatro, a partir das 14h. Informações: (31) 3222-3242 e www.stereoteca.com.br

Nenhum comentário: