Programa incentiva formação de leitores

Carlos Herculano Lopes
Beto Novaes/EM/D.A Press
No lançamento, a atriz Cássia Kiss leu livro de Bartolomeu Queirós
Como parte da programação da 7ª edição do Projeto TIM Estado de Minas Grandes escritores – que, este ano, beneficiará 25 cidades mineiras, além de municípios da Bahia e do Espírito Santo –, foi lançada ontem, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, a segunda edição do programa Forma Leitores. No evento, a atriz Cássia Kiss leu trechos do livro Até passarinho passa, do escritor Bartolomeu Campos Queirós, e os contadores de história Francisco Gregório e Sandra Bittencourt encantaram as crianças presentes. Representantes das cidades contempladas no projeto receberam 2,5 mil livros.

Marcelo Andrade, coordenador do programa, lembra que o homenageado especial deste ano é o jornalista Zuenir Ventura, autor de 1968 – o que fizemos de nós. A idéia do Grandes Escritores começou em Viçosa, quando ele era secretário municipal de Cultura. “Lá foi o início do sonho. Desde então, temos levado a várias cidades os grandes autores deste país para falar de suas obras, além de doar milhares de livros. Nosso maior objetivo é ajudar a formar leitores e a divulgar a literatura brasileira”, diz Marcelo.

Para Maria José de Souza Carmo, gerente executiva de comunicação e marketing do Estado de Minas, o jornal trabalha com palavras, pois elas ajudam a mudar vidas. “O projeto também é assim. Por isso, nós o apoiamos com o maior entusiasmo”, afirma. Maurício Bianco, gerente de assuntos corporativos da TIM, credita o sucesso da iniciativa à política cultural envolvida. “São ações como esta, realizadas com paixão e profissionalismo, que garantem o sucesso do programa”, diz Maurício.

Nenhum comentário: