Com boas faixas, rapper erra nas letras


BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O que fazer após uma obra-prima? "À Procura da Batida Perfeita" (2003) não só conferiu a Marcelo D2 a merecida alcunha de "gênio" como lhe rendeu fama, dinheiro e uma improvável popularidade entre os mais novos -apresentações do rapper costumam reunir mais crianças que qualquer show da Xuxa.
"A Arte do Barulho", o segundo de inéditas depois desse "boom", reflete certa desorientação do malandro das ruas alçado ao estrelato.
Rico e interessante musicalmente, o álbum traz faixas que demonstram retrocesso ao passado mais roqueiro e funkeado do rapper no Planet Hemp -caminho tolerável, afinal D2 já atingiu um ápice ao consolidar o gênero samba-rap.
A faixa-título, por exemplo, incorpora guitarras pesadas, mas com balanço -Seu Jorge está lá para dar a "ginga" necessária. O barulho, no entanto, não confere vigor à música.
Mais bem-sucedida nessa direção é "Fala Sério!", que encontra seu equilíbrio no vocal forte e sutil de Mariana Aydar e na incorporação de pesados tambores. Lembra os melhores momentos da Nação Zumbi. A climática e misteriosa "Vem Comigo que Eu te Levo pro Céu", de versos como "Aquela coisa na barriga antes de te ver/ A balada sempre era melhor se tivesse com você", que tanto pode ser sobre uma relação amorosa quanto uma referência às drogas, é boa escolha para fechar o álbum e soa marcante justamente pelo fraseado da guitarra.
O problema maior de "A Arte do Barulho" acaba recaindo nas letras, algo crucial para a arte do MC. Sem idéias bem encadeadas, reflexões pertinentes e o desafio de surpreender constantemente o ouvinte, um MC pode se desviar para o cansativo lado da autocelebração, uma constante no rap norte-americano, por exemplo.
Não que D2 tenha perdido sua sagacidade. As letras são reflexo de sua própria vida, e nesse momento o rapper se mostra como o sujeito que "chegou lá" e indica o caminho aos novatos, como um pai de bons conselhos. "Minha Missão" é exemplar nesse sentido: "Minha missão é vir cantar canções/E provar pra você que esse mundo é seu/E não importa o quanto duro ele for". Em "A Arte do Barulho", D2 desponta como um Renato Russo do rap.

A ARTE DO BARULHO
Artista: Marcelo D2
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 29,90, em média
Avaliação: regular

Nenhum comentário: