Capoeira está a um passo de ser Patrimônio Cultural do país

Capoeira está a um passo de ser Patrimônio Cultural do país


Na próxima terça-feira, dia 15 de julho, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará reunido em Salvador para apreciar o pedido de registro da Capoeira como Patrimônio Cultural brasileiro.


A sessão ocorrerá a partir das 15h, no Palácio Rio Branco, com a presença do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira; do governador da Bahia, Jacques Wagner; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida; e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, além de autoridades locais.


Diversos grupos de capoeiristas estarão reunidos na Praça Tomé de Sousa para acompanhar a votação, enquanto realizam uma grande Roda de Capoeira em frente à Sede do Governo.


A partir das 19h30, no Teatro Castro Alves, haverá uma homenagem promovida pelo MinC, Iphan, Palmares e Governo da Bahia. Na ocasião, será inaugurada a exposição Na Roda da Capoeira, com pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel que retratam o universo da Capoeira. O evento também contará com apresentações de Roberto Mendes, Naná Vasconcelos, Wilson Café, Ramiro Musotto e Mestre Lourimbau.


O pedido de registro de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras, a Capoeira, como Patrimônio Cultural brasileiro é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A proposta prevê a inscrição, como Bens Culturais de Natureza Imaterial, do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro de Saberes e da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão.


Fonte: Ministério da Cultura


Nenhum comentário: