Pesquisa mostra efeito de armas sobre menores


O Escritório das Nações Unidas para Desarmamento apresenta nesta terça-feira, na sede da ONU, uma pesquisa sobre os efeitos de armas na vida de crianças em oito países incluindo o Brasil.


Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU



Os pesquisadores analisaram também situações de menores na Colômbia, no Senegal, no Nepal, na África do Sul, no Iémen, no Haiti e nos Territórios Palestinos.


Escola


De acordo com a pesquisa, apoiada pelo Unicef, muitas crianças sofrem indiretamente com a violência, gerada por armas de fogo, deixando de ir à escola quando um familiar é morto ou ferido em disparos.


O estudo mostra ainda a situação de algumas crianças no Rio de Janeiro e em São Paulo.


A pesquisadora-sênior do Estudo sobre Pequenas Armas, Ananda Millard, falou à Rádio ONU que muitos menores andam armados "alegando fazer a própria segurança".


Comércio Ilegal


"Se as crianças estão à procura de armas para fazer seu próprio sustento ou sua segurança ou até mesmo para conseguir um emprego, esta situação é muito grave. Nunca será exata a informação de quantas armas há ou quantas crianças têm acesso a armas. Se elas têm acesso e ferem alguém ou se foram vítimas das armas porque vivem numa área muito armada", afirmou.


A apresentação do estudo ocorre, de forma paralela, ao Terceiro Encontro Bienal de Países para Analisar a Implementação do Programa de Ação para Prevenir, Combater e Erradicar o Comércio Ilegal de Pequenas Armas e Armas Leves.


Segundo dados das Nações Unidas, o mundo tem cerca de 650 mil armas em mãos de civis. Uma em cada mil é desviada.


Rádio das Nações Unidas

Nenhum comentário: