Operação Satiagraha revela entranhas do sistema





No mar de reportagens, informações e desinformações deflagradas pela Polícia Federal com a Operação Satiagraha na terça-feira, 8/07 - e que teve como alvos dois grupos parceiros num esquema de corrupção, liderados por Daniel Dantas e Naji Nahas - destaca-se uma análise assinada pelo economista Luiz Gonzaga Belluzzo e publicada pela revista CartaCapital que chegou no sábado às bancas. Escreve Belluzzo na pensata ''Exemplar Sr. Dantas'': ''Os cínicos ou néscios ignoram que o peso de interesses e os interesses de peso transformaram os Estados Nacionais, uns mais que outros, em instrumentos de acumulação dos grandes grupos privados. Assim é o capitalismo realmente existente e, por isso, assim é (e sempre foi) nos Estados Unidos da América, desde os barões ladrões até o escritório de corretagem organizado por George Bush & Cia. Essa engrenagem controla o Estado por dentro e, para reproduzir a si mesma, esmera-se em produzir os funcionários corruptos e os escândalos empresariais, num movimento simultâneo e paradoxal. Mas a autoconsciência do Estado Plutocrático americano não permite que a situação escape ao controle: institucionalizou o lobby e limitou o ilícito.''


De fato, o caso Dantas/Nahas oferece inúmeros exemplos para a reflexão de como funciona o sistema financeiro no Brasil e seus reflexos na arena política e no campo jurídico. Preso na Operação Satiagraha, o professor Hugo Chicarone declarou: ''O problema para nós está na primeira instância, no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça a gente tem vida fácil''. Realmente foi o que aconteceu até agora, com a concessão dos sucessivos habeas corpus para o banqueiro..


A denominada grande mídia derrapou feio na cobertura do escândalo. A primeira edição deste ano da revista IstoÉ havia eleito Daniel Dantas como um dos ''cem mais influentes do país''. Para defender esta indicação, a revista sentenciou: ''Sem armas para enfrentar inimigos tão fortes, Dantas se recolheu, mas não perdeu o faro nem a capacidade de ganhar dinheiro''. No Blog do jornalista Luís Nassif se poderá ler vários textos sobre a aproximação do banqueiro Dantas com um jornalista da revista Veja. E a jornalista Miriam Leitão, na sua coluna d'O Globo e em comentários à rádio CBN se dizia perplexa com a prisão de Dantas, pois as acusações tratavam de ''coisas do passado''. Aqui, neste espaço, a revista CartaCapital merece todo destaque, pois durante todo este período em que Daniel Dantas pontificou com sua arrogância - suas mil formas de cooptação da imprensa, de políticos como o senador Heráclito Fortes (ex-PFL e atual DEM-PI) e até de setores da Justiça, como ficou provado pela documentada tentativa de suborno gravada pela Polícia Federal - manteve-se firme no propósito de ver esclarecidas as suspeitas fortes de vários ilícitos na atividade financeira do grupo de Daniel Dantas.


Nenhum comentário: