Parceria Conam-MinC leva cinema de graça para comunidades


O cineasta Glauber Rocha (1939-1981) acreditava que fazer um filme não era tarefa das mais complicadas. Segundo ele, bastava ter “uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”. O grande problema — dos tempos de Glauber até hoje — é outro: como exibir esses filmes Brasil afora? Como fazer que o povo tenha contato com sua própria cultura cinematográfica?


Há muitos desafios. Em primeiro lugar, menos de 10% dos municípios brasileiros têm cinema. As salas de exibição, para piorar, ficam concentradas nas regiões centrais dessas cidades ou nos shoppings centers. O preço do ingresso pode chegar a R$ 22, e a programação é dominada por filmes americanos. Pode-se dizer que a maioria dos brasileiros está “proibida” de ir ao cinema para ver os filmes de seu país.

Foi pensando em cada uma dessas barreiras que surgiu a Mostra Popular e Comunitária de Cinema. O projeto, iniciado em 2004, é uma vitoriosa parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores). De acordo com o site do MinC, a mostra “tem como objetivo principal o fortalecimento e valorização da cultura popular”, através da “realização de sessão de filmes brasileiros em associação de moradores, sociedade de amigos de bairros e espaços comunitários”.

Quatro estados — São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará — já foram beneficiados. “É importante ressaltar que todas as sessões são gratuitas”, afirma o ex-presidente da Conam, Wander Geraldo. “Dessa forma, o projeto garante a milhares de pessoas o acesso à bela coleção de filmes nacionais produzido ultimamente.”

A Mostra é integralmente financiada pelo Ministério da Cultura, isentando os espectadores de qualquer custo. Todos os equipamentos — como a tela de cinema portátil, as caixas de som e os filmes — ficam sob a responsabilidade de um representante da Conam, que vai até o espaço comunitário e organiza a sessão.

Como agendar

É muito fácil agendar sessões da Mostra. Você só precisa entrar em contato com a Conam e marcar uma reunião de apresentação do projeto. Antes desse encontro, converse com os membros de sua comunidade e escolha os filmes que serão exibidos, o local e possíveis datas. Só em São Paulo, são cerca de 30 filmes à sua disposição.

Ao se reunir com o agente da Mostra, proponha uma agenda de sessões, ou mesmo uma única data. O agente lhe explicará como funciona o projeto — da divulgação até a exibição dos filmes, passando pela montagem dos equipamentos. Além de associações de moradores e sociedades amigos de bairro, você pode levar o projeto a qualquer espaço comunitário. É o caso de praças públicas, instituições de ensino, creches, clubes, igrejas, sindicatos, entidades e ONGs.

Contatos
São Paulo: 11 3276-3233 (com Leandro e Geraldo)
Bahia: 71 9948-9169 (com Antonio Carlos)

Fonte: Conam

Nenhum comentário: