Esforço pela paz entre torcedores

Bianca Melo
Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Representantes do sistema de defesa social participam do seminário
O governo mineiro quer apoio da população e de instituições envolvidas com esportes para divulgar o Estatuto do Torcedor, criado há cinco anos. Segundo o coordenador da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais, José Francisco da Silva, o texto não é integralmente cumprido por desconhecimento, e sua divulgação pode auxiliar a alcançar a meta de violência zero nos estádios mineiros, sobretudo no Mineirão. O assunto é um dos discutidos no seminário Direito e Sociedade: Prevenção à Violência em Eventos Esportivos e Culturais, aberto ontem em Belo Horizonte.

Há determinações no estatuto que são pouco conhecidas, como a possibilidade de que um torcedor que provoque reações violentas de outras pessoas seja retirado do estádio e privado de estar presente a jogos por até um ano. No ano passado, foram sete punições por esse motivo e, em 2008, oito em apenas um clássico. Segundo Silva, que também é superintendente da Secretaria de Estado de Defesa Social, os números de ocorrências em eventos culturais e esportivos vêm caindo em Minas, mas ainda não são os ideais.

Antes da proibição de venda de bebida alcoólica no Mineirão, por exemplo, era uma ocorrência registrada a cada grupo de 1.150 torcedores. Depois, o número caiu para uma em cada 1.590 pessoas, mesmo com aumento de quase 2% no público dos clássicos. As ocorrências principais são porte de maconha ou cocaína e roubos. No último jogo Brasil x Argentina, foi feita uma experiência com um mesmo comando para policiais, bombeiros, agentes e todas as pessoas que trabalhavam no local. Como resultado, foram apenas três ocorrências, número considerado baixo por José Francisco da Silva.

Para o diretor de Gestão do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, um dos debatedores do evento, a imprensa pode auxiliar com informações dirigidas para a prevenção. “A mídia pode fazer muito, encontrar um bom tom para tratar desse tema importante”, disse, citando a campanha Conquiste a Paz, do grupo.

O seminário Direito e Sociedade será encerrado hoje, com painéis de especialistas, produtores de eventos e representantes da polícia e do Judiciário.

Nenhum comentário: