Diferenças entre ousado e medroso


Roger Dias
, Aluno do 4º período do curso de jornalismo da PUC Minas


Os ousados na sociedade sempre tiveram vez. Seja numa exibição teatral, filme, pintura, grande trabalho de reportagem, de investigação policial ou de criatividade musical. O ousado não é propriamente um doido, inconseqüente ou perturbador. É uma pessoa que esbanja caráter e coragem para agir em busca do bem.

Ele nunca vai ter a intenção de prejudicar a ordem. Normalmente dispõe de técnicas inovadoras e calculistas a fim de ter um melhor resultado do produto final. É evidente que eles são os mais manjados e podem ser assassinados, seqüestrados, ignorados ou surpreendidos.

Os medrosos certamente não desenvolvem. Ficam ultrapassados, estáticos em técnicas antiquadas, obsoletas, criadas na Idade Média. Os ousados, por sua vez, renovam todo conjunto de criações humanas, buscando um equilíbrio sistemático do universo.

Os medrosos ficam concentrados somente em alguns preceitos criados pelos antepassados ou por pessoas próximas. Quando se submete a isso, as ações e reações normalmente são automáticas, sem intenção. Portanto, o exercício de imaginar e refletir não é executado. Logo, os erros são freqüentes e não há um desenvolvimento ou aprendizado. É evidente que os ousados também erram. A diferença está no modo de arranjar soluções para os mais diversos problemas, pois estes não terão medo de apelar por uma conduta radical.

Adolf Hitler, Albert Einstein, Garrincha, Machado de Assis, John Keynes, Sigmund Freud, os irmãos Auguste e Louis Lumière, Pablo Picasso, Johann S. Bach e Tom Wolf serão lembrados como pessoas que tiveram ousadia. Apresentaram criações extraordinárias na política, física, futebol, literatura, economia, psicologia, cinema, pintura, música e jornalismo, respectivamente. Apenas Hitler teve um final infeliz. Criticado por todo o mundo pelo seu radicalismo extremo, o alemão destacou-se mais pelos aspectos negativos. Resultado: suicídio. Entretanto, ninguém duvida que teve fama.

Em suma, ser medroso significaria o mesmo que parar na geração. Aquele que busca o conhecimento, através de estudos ou pesquisas, ou por métodos criativos, estará sujeito a atingir o sucesso que muitos desejam chegar. Afinal, Deus concebeu criatividade ao homem para a utilização.

Nenhum comentário: