RENEGADO : A Voz do Morro

Bárbara Dutra/Divulgação
O rapper renegado se apresenta.
Renegado: este nome representa um grito contra os estigmas que costumam associar as periferias à violência. Aos 26 anos, o rapper belo-horizontino, nascido e criado, com orgulho, no Alto Vera Cruz, se orgulha de ter contrariado as estatísticas. “Eu tinha tudo para ter dado errado na vida, mas fui pelo caminho certo”, afirma Renegado, mais conhecido pelo apelido do que pelo nome de batismo, Flávio de Abreu. Desde cedo, o cantor se envolveu com as artes, através, principalmente, das batidas do hip hop. Junto com amigos da comunidade, fundou o grupo NUC – Negros da Unidade Consciente – e a ONG homônima que tem levado aos jovens do bairro a oportunidade de se desenvolver por meio das artes. Agora, ele dá outro passo adiante, com o lançamento de Do Oiapoque a Nova York, seu primeiro disco em carreira solo. Hoje, às 20h, na Serraria Souza Pinto, o rapper apresenta ao vivo o resultado do trabalho, que mistura o rap, gênero nascido nos Estados Unidos, com ritmos legitimamente brasileiros.

No domingo, a partir das 16h, o rapper retribui a força que sua comunidade sempre lhe deu com um evento especial que vai promover no Alto Vera Cruz uma audição exclusiva do álbum, exibição do documentário Freestyle – um estilo de vida e rodas de break. Renegado convidou representantes do samba e até da música cubana para participar do disco.

Mesmo sem ter planejado, Renegado reconhece que virou referência para jovens que têm histórias de vida parecidas com a dele. “Nunca trabalhei para isso, mas a minha trajetória acabou inspirando a molecada. Acho que isso tem a ver com a minha verdade, com a verdade da minha comunidade. São essas coisas que quero passar ”, afirma.

SERVIÇO

RENEGADO
Onde: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809
Quando: Hoje, às 20h
Ingresso: Entrada franca
Informações: 3213-3434

Nenhum comentário: