No universo das garotas

Sérgio Rodrigo Reis
Sérgio Rodrigo Reis/EM/D.A Press
Cacau é uma garota esperta, de 11 anos, que encontrou na internet uma aliada para publicar idéias, dramas e amores. As descobertas, como a paixão arrebatadora surgida depois de dar o primeiro selinho num garoto e a dificuldade para se virar sozinha em algumas situações, mudaram de uma vez por todas sua visão de mundo. As novidades não ficaram aí. O aparecimento de uma espinha gigante no rosto sinalizou que, finalmente, ela havia entrado na puberdade. A experiência da jovem personagem foi a porta que a quadrinista Chantal Herskovic usou para entrar no universo adolescente. No livro Ai, amigas!//Ninguém merece!, que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, a desenhista propõe divertida viagem rumo a uma das fases mais ricas da vida das meninas.

O livro lembra, em muito, o formato dos atuais blogs. “Quando era adolescente, passei por tudo isso, essa loucura, e resolvi escrever um livro recordando, só que com algo mais atual. Conversei com várias meninas para narrar a fase. As angústias são parecidas: problemas com colegas, com professores, com a mãe... Só que, em vez da lógica dos antigos diários, resolvi transportar aquele universo para o espaço virtual”, explica. A experiência deu resultado. Em abril, a cartunista lançou o livro O blog da Cacau: Ninguém merece. Deu tão certo que, em pouco tempo, chegou à segunda edição. Desta vez, quis ir mais longe neste diálogo com a linguagem virtual. “Usei bastante cor porque a internet é colorida. Transpus a linguagem do MSN, os apelidos e a lógica da postagem dos blogs nesse livro”, adianta.

Leitura/Reprodução
Chantal Herskovic lança hoje em BH o livro Ai, amigas!//Ninguém merece!
A autora, como boa ex-adolescente, viveu fases bem parecidas com as das personagens. “Identifico-me com a Cacau porque ela é jovem, está trabalhando e vive fazendo regime toda hora.” Na vida real, a desenhista foi mais ousada desde cedo, para conquistar seu próprio espaço. Com apenas 13 anos, apareceu na redação do Estado de Minas com seus desenhos em busca de uma oportunidade para publicação. Com jeito tímido e talento precoce, conquistou todos e, há 15 anos, tem publicado diariamente no jornal as tiras em quadrinhos da série Juventude. Formada em design gráfico, com especialização em comunicação e mestrado em artes visuais, Chantal, neste tempo de profissão, conseguiu deixar sua marca em divertidos personagens, como Hugo, Beto, o Edu, e o padre alternativo Deca. A desenhista, nascida em João Monlevade e atualmente vivendo em BH, dá a receita para conseguir projeção na área: “Disciplina e bom humor. O processo de criação, às vezes, é sofrido. As tirinhas são consumidas rapidamente. Faço uma por dia”, afirma.

Ai, amigas! Ninguém merece!

Lançamento do livro da quadrinista Chantal Herskovic. Hoje, 19h, na Leitura Megastore do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6.061, Savassi). E, no dia 15, às 11h, no 9º Encontro das Literaturas, no Espaço Freguesia, no Chevrolet Hall (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi). A obra estará à venda por R$ 18.

Nenhum comentário: