Tecendo a Diversidade

Arthur H. Herdy - Especial para o EM
Brasília é a sede, a partir de hoje, do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, Teia 2008. O evento reunirá, de hoje a sábado, representantes de todo o Brasil. Dança, teatro, música e artes visuais, entre outras manifestações, ocuparão diversos espaços da cidade. Intitulada Iguais na diferença, a terceira edição terá como temática principal os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para Chico Simões, coordenador do evento, Brasília se casa perfeitamente com a proposta do Teia 2008. “Aproveitando este lado da cidade, que reúne a diversidade do país inteiro, precisamos aprender a respeitar a diferença, o controverso. Num país tão rico do ponto de vista cultural, lutamos para que todos tenham condições igualitárias de expressão. Devemos ser iguais na oportunidade e diferentes nos pontos de vista”, explica.

Espalhados por todo o Brasil, os pontos de cultura (aproximadamente 800, de acordo com Chico Simões) enviarão cerca de 630 representantes para os fóruns e seminários do Teia 2008. Na lista de discussões, as políticas públicas para o setor, em especial aquelas vinculadas à ação social, como o convênio dos pontos de cultura com o Ministério da Cultura. “Esse movimento dá voz a comunidades tradicionais, parcela da população historicamente excluída da vida civil e cidadã”, explica.

Na agenda, os pontos de cultura são, claro, os privilegiados – serão cerca de 60 representados na festa popular. Os convidados são atrações à parte. “Abrimos o leque para outros movimentos culturais da sociedade, trazendo artistas conhecidos. Teremos Raimundo Fagner, figura emblemática do trabalho com pontos de cultura; Jorge Mautner fará show com Nelson Jacobina; haverá congada, viola caipira, Selma do Coco e até o funk do DJ Marlboro”, antecipa.

Sábado, no encerramento, feriado da Proclamação da República, um cortejo tomará conta da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, com Catireiros do Araguaia (MT), Maracatu Encanto da Alegria (PE), Quadrilha de Perna de Pau (DF), Afoxé Odô Iyá (AL), Guerreiro Campeão do Trenado (AL), Bonecos Gigantes (DF), Cavalhada de Pirenópolis (GO) e Boi Jatobá (DF), entre outros.


TEIA BRASÍLIA 2008 – ENCONTRO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA

De hoje a sábado, em diversos espaços culturais de Brasília. Informações: www.teia2008.org.

Nenhum comentário: